Está comprando um imóvel urbano? Precisa saber se ele está legalizado?
- taniaamerico8
- 20 de jan. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 17 de mar. de 2023

Segue algumas dicas úteis e indispensáveis para ser analisado antes da compra do imóvel.
O Imóvel tem matrícula imobiliária?
Importante consultar à existência de matricula junto ao Cartório de Registro de Imóveis (CRI) do Município.
Dependendo da cidade poderá haver mais de um Cartório Registro, assim, o CRI competente será o da região do imóvel e requerer a certidão de busca e posterior certidão de inteiro teor e ônus do imóvel.
O Imóvel tem dívidas?
Para esta questão é necessário tirar a CND (certidão negativa de débitos) municipais, para saber a situação do imóvel perante a prefeitura, se for um imóvel em condomínio a CND dos débitos condominiais e na certidão de ônus do CRI, é possível saber se recai algum ônus sobre o mesmo.
Se o imóvel está penhorado?
Em tese a penhora do imóvel constará na matrícula e certidão de ônus do imóvel, por isso a importância de conferir documentos e certidões atualizadas.
Cabe ressaltar que pode acontecer que exista um pedido de penhora que ainda não foi registrado junto à matricula imobiliária.
Dos atuais proprietários?
Importante checar as Certidões Negativas de quem está vendendo o imóvel e apareça na matrícula como proprietário, como por exemplo, certidões: estadual, federal, trabalhista, do cartório distribuidor para saber se há existência de ações entre outras.
Fazer as diligências mencionadas acima e outras é de suma importância para trazer mais segurança ao negócio, a análise de risco na compra do imóvel é determinando e pode evitar muitas dores de cabeça e perda de dinheiro.
Agende sua seu contato, somos especialistas em direito imobiliário, e podemos te ajudar nessas questões, basta entrar em contato através do WhatsApp (43) 98433-3231 ou clique aqui!






Comentários